7 coisas que a Google + precisa modificar para se manter no mercado.
O lançamento da versão beta do Google+ tirou o foco da mídia do Facebook, a rede que parecia ter ofuscado definitivamente o Orkut no país, e tem dividido opiniões desde que foi lançado em Julho/2011.
Após tentativas frustradas de unir serviços como e-mail, mensagem instantânea e redes de contatos por meio do Wave – lançado em 2009 – e um atualizador parecido com o Twitter, batizado de Buzz, em 2010, a gigante de buscas resolveu tentar mais uma vez conquistar a promissora fatia da rede de relacionamentos.
Com um design clean e os chamados círculos – onde o usuário pode separar seus contatos por grau de aproximação -, o serviço só chegou a alguns convidados, que espalharam os convites aos conhecidos.
Mas há algumas coisas na rede social que sinceramente, em minha avaliação precisam ser modificadas e logo!
1-Stream poluído
O Stream do Google+, área que reúne as atualizações escritas pelo usuário e seus amigos, lembra bastante o Mural do Facebook e a área das Atualizações do Orkut.
Mas não parece haver, ainda, um algoritmo que priorize as pessoas com quem você tem maior afinidade, jogando os posts delas para o alto.
Quem segue muita gente quase sempre encontra coisas que não interessam no topo da lista, além de repetições em conteúdos compartilhados. Outra esquisitice é que, quando você clica +1 em um site, a página não vai para o seu Stream.
2 Círculos de confusão
Muita gente também não entende como funcionam os Círculos, que são grupos onde você adiciona as pessoas com quem deseja compartilhar conteúdo.
No Google+, uma das principais dúvidas é como agir com desconhecidos que adicionam você a um de seus círculos. Há quem ache isso invasivo e bloqueie esses perfis. Outras pessoas preferem colocá-los em um círculo à parte, chamado “Desconhecidos”, ou “Sugestões da Google” – mas o problema é que, com isso, tudo o que eles escreverem cairá no Stream.
Falta deixar mais claro que essas pessoas não leem suas postagens se não forem adicionadas aos seus círculos, a não ser que o texto seja público.
3 Compartilhamento no Stream
Faltam, ainda opções mais claras para indicar como está sendo feito o compartilhamento no Stream e quem tem acesso ao conteúdo. A pequena seta no canto superior direito das postagens concentra opções importantes, como a proibição de recompartilhamento, que deveriam estar em destaque.
Além disso, os nomes de todas as pessoas que podem ler um determinado post deveriam ficar mais evidentes. Quando há muitas pessoas em um círculo, é difícil lembrar-se de todos os que estão ali.
4 Usuários e e-mails incômodos
Também são necessárias mais opções para lidar com os usuários que estão nos seus círculos. Se o sujeito anda meio chato, deveria ser possível deixá-lo mudo por um tempo. A troca de mensagens diretas entre usuários também não é intuitiva, o que poderia ser resolvido com uma integração com o Gmail.
Hoje quando você acha que um usuário está direcionando muito Spam, a opção é remover a pessoa dos seus círculos. Esta semana recebi nada menos que 1000 mensagens em meu hotmail, de apenas 02 comentários que fiz em postagens de personalidades americanas que sigo na Google+.
5 Sparks inúteis
Um dos recursos do Google+ parece não ter sido bem aceito: o Sparks, que traz notícias sobre tópicos definidos pelo usuário. A impressão é que quase ninguém o utiliza, até porque não funciona direito.
Quando se buscam palavras-chave, como xadrez – o jogo -, os resultados vêm poluídos com um monte de textos sobre roupas xadrez. Falta corrigir esse algoritmo pessoal.
Além disso seria bom que vocês permitissem aos usuários adicionar o Feed de sua preferência por lá, e não retira-los do Google News como parece ser hoje, afinal a Google News é restrito a sites e blogs que vocês aprovam, ou desaprovam, se o objetivo da Google é democracia, isto não parece estar muito correto!
6 Notificações insistentes
Quanto às notificações, há um bug que faz com que coisas antigas reapareçam como novas quando se acessa outro serviço do Google. Fora que o número de alertas é muito alto e, muitas vezes, apenas avisa quem adicionou o internauta a um de seus círculos.
O Google prometeu fazer algumas mudanças em breve, provavelmente para corrigir problemas identificados pelos usuários.
7 Ser mais Clean
O design chegou a encantar, os círculos e o HTML 5 são perfeitos, mas as pessoas estão usando a Google + como um grande mural de recados e Gifs animados, o Facebook parece ter seu design mais clean.
Eu particularmente gostei muito da Google +, claro que vou manter meu facebook onde tenho muitos amigos, e meu Twitter, além de meu Orkut – se a Google deixar, mas torço para que eles leiam posts como estes e corrijam os problemas o quanto antes!
Pingback: Dicas e atalhos para usar na Google + - webdig Blog