Google Panda Updates – O Que são, e quais os impactos em sua pesquisa!


1 de outubro de 2011 1
Google Panda Updates – O Que são, e quais os impactos em sua pesquisa!

O que é o Google Panda Update?

O Google Panda Update foi uma atualização que a Google fez ao seu algoritmo de buscas, com o objetivo de penalizar sites que estão bem posicionados nos rankings, e que a seu ver, não tem valor agregado no conteúdo nas palavras chave pesquisadas para aparecer no topo das pesquisas.

Para você ter uma idéia, houveram sites que, na primeira atualização do algoritmo, perderam até 80% do seu tráfego orgânico proveniente das pesquisas na Google, enquanto outros cresceram quase que o mesmo valor.

Informações da Google

“Nós estamos continuando a interação em nosso algoritmo Panda como parte de nosso compromisso de retornar sites de alta qualidade aos usuários do Google. Esta atualização mais recente reune cerca de 500 mudanças que fizemos aos nossos algorítmos de classificação.”

As atualizações do Panda estão ocorrendo em curtos espaços de tempo:

  • Panda Update 1.0: Fev. 24, 2011
  • Panda Update 2.0: Abril 11, 2011
  • Panda Update 2.1: Maio 10, 2011
  • Panda Update 2.2: Junho 16, 2011
  • Panda Update 2.3: Julho 23, 2011
  • Panda Update 2.4: Agosto 12, 2011
  • Panda Update 2.5: Setembro 28, 2011

Sobre os Sites Penalizados

A visibilidade de cada um atingiu ampla gama de palavras-chave, as empresas citadas perderam visibilidade para esses termos. Apesar disso, essas empresas ganharam visibilidade para termos que não foram “ainda” verificados.

Aqui está a lista completa perdedores ( EUA ):

Imagem: Reprodução SerachMetrics

Mas para cada perdedor, há sempre um vencedor!

Há também uma lista de sites e blogs que ganharam visibilidade, o próprio site do Google YouTube está no topo da lista, segundo Danny Sullivan, editor do SearchEngineLand.com – algo que vai levantar polêmica, é o fato de que rumores indicam que a Google em seus resultados “estaria” direcionando a busca a favor próprio.

O site Android.com também da Google também está na lista de vencedores.

Imagem: Reprodução SerachMetrics

Sites que não devem receber críticas, são Perez Hilton e EUA Weekly, que estão entre os vencedores. Assim como o  The Washington Post, Fox News, o Wall Street Journal.

Como não ser penalizado pelo Panda

1. Usabilidade

Um site que tem a página carregada de banners, não providencia ao usuário uma experiência positiva, você precisa direcionar conteúdo de maneira que as pessoas que estão pesquisando em seu site ou blog, sintam-se confortável para encontrar o que precisam.

O mesmo acontece com menus de difícil acesso, onde as vezes o webmaster quer usar um efeito em javascript porque acha bonito, e termina dificultando a vida do leitor.

2. Conteúdo

Cada vez mais a dificuldade na internet deixa de ser encontrar o que você precisa, e passa a ser encontrar algo que funcione, algo com valor agregado e explicativo!

Não interessa ao leitor se você publicar todos os dias conteúdos não relevantes ao assunto, é preferível publicar menos frequentemente e com melhor qualidade.

3. Atualizações

Um site desatualizado é um alvo fácil para o Sr. Panda! Uma das coisas que a Google mais valoriza é a atualização de conteúdos.

Mas, o que muda com isso?

Basicamente, tudo! O Google Panda Update, visa valorizar a experiência do usuário em uma página, o que leva a ser analisado uma série de fatores tais como:

  • Qual o Bounce Rate da página?
  • Qual o tempo médio que o usuário gasta em sua página?
  • Qual o tempo médio que o usuário gasta em seu site?
  • Usuários clicam em seu resultado e depois voltam para as SERPs e entram em outros resultados?
  • Seu site é altamente focado em anúncios atrapalhando a experiência do usuário?
  • Você tem conteúdo a oferecer que atenda a necessidade daquela busca?
  • Você traz informação a seu usuário, ou tenta apenas lhe vender algo?
  • O conteúdo em sua página é único ou copiado de terceiros?
  • O tempo de carregamento de sua página é baixo?
  • Logo ao entrar, está claro para o usuário o contexto da página?
  • Usuários tem bloqueado seu site nos resultados?

google inclusive  no Google Docs, para que internautas possam denunciar sites que costumam copiar e colar sem citar fontes, e estão melhor posicionados nas buscas do que os sites com a publicação original.

Na sua opinião como leitor, você já percebeu mudanças quando pesquisa na Google?




Anterior
Próximo