Fibra Óptica: A Internet conectada pelos oceanos

 
 
webdigblog line

Veja como funciona a fibra óptica, e suas aplicações

Fibra Óptica: São pequenos fios de vidro puro, tão finos quanto um fio de cabelo, que transmitem “informação digital” ao longo de grandes distâncias, também usadas na geração de imagens médicas e em inspeções de engenharia mecânica.

A Fabricação

Neste vídeo produzido pelo Discovery você pode ver todo o interessante processo de fabricação da Fibra Óptica.

Agora vamos conhecer algumas de suas aplicações:

A Fibra Óptica percorre praticamente todos os oceanos do mundo. Com um diâmetro de apenas 69 mm os cabos percorrem mais de 10.000 km de distância na sua grande maioria, dados demonstram que apenas 29% de sua capacidade de transmissão de dados são utilizados, e mais de 70% é de tráfego de Internet.

Fibra optica Fibra Óptica: A Internet conectada pelos oceanos

Fibra-optica

Fibra óptica encurta distâncias e revoluciona telecomunicações. Elas são capazes de transportar centenas de milhares de ligações telefônicas de uma só vez.

São 4,5 bilhões de chamadas diárias trocadas entre mais de 150 países nos 5 continentes.

A internet de todo o mundo também é conectada através de quilômetros e quilômetros de cabos submarinos.

Quando um desses cabos se rompe, muita gente pode ficar sem conexão à internet e sem telefone, ou seja “desplugado do mundo”.

No fim de janeiro, Índia, Egito e países do Oriente Médio viveram momentos de apreensão em razão de uma falha nesse sistema. Durante quase duas semanas, esses locais tiveram problemas no acesso à internet e telefone, devido ao rompimento de alguns desses cabos.

Veja abaixo o mapa submarino:

Undersea internet cable

SeaCableHi 500x304 300x182 Fibra Óptica: A Internet conectada pelos oceanos

Cabos de Fibra Óptica no fundo do mar

landing2 281x300 Fibra Óptica: A Internet conectada pelos oceanos

Cabo Submarino.

landing1 300x218 Fibra Óptica: A Internet conectada pelos oceanos

Instalação de Cabo entre continentes.

Cada vez que você abre um site hospedado em outro país, está passando por um desses cabos !

No Brasil, esses cabos são de extrema importância, dadas as dimensões do país. Há cabos submarinos por toda a costa brasileira, que conectam regiões do país e também pontos no exterior.

Na fibra ótica os dados são transformados em sinal de luz, com o auxílio de conversores ópticos, que são integrados aos transmissores.

Existe duas maneiras de converter estes dados, por laser e por LED
(com fibras monomodo e multimodo respectivamente.

fibra Fibra Óptica: A Internet conectada pelos oceanos

As camadas do cabo de Fibra Óptica

Proteção plástica

A fibra ótica precisa de uma boa proteção externa, e para evitar o desgaste natural do tempo, há uma proteção composta por plásticos que envolvem a fibra.

Fibra de fortalecimento

Após esta camada de plástico, existe o que chamamos de fibra de fortalecimento, parecida com a dos cabos coaxiais que protegem a fibra de vidro de quebras ou torções do cabo.

Revestimento interno

Chamamos ele de “Coating”, um revestimento que tem uma função similar à fibra de fortalecimento. Ele isola os impactos externos e evita que a luz natural atinja as fibras, o que causaria interferências no sinal.

FO Estrutura e1322864659175 Fibra Óptica: A Internet conectada pelos oceanos

Camada de refração

Há duas camadas onde ocorre a parte mais importante deste processo de transmissão de luz, estas camadas cobrem a fibra de vidro, a camada de refração “Cadding” é responsável pela propagação dos feixes de luz, o que evita as perdas de sinal.

Núcleo

Ou em inglês “Core”. O núcleo é a parte mais importante da Fibra, é nele que acontece a transmissão dos pulsos de luz que viajam em longas distâncias.

Jefferson Meneses

Jefferson Meneses, é Designer e Editor-Chefe do Webdigblog. Programador web, e nas horas vagas blogueiro, é Geek de carteirinha e costuma brincar com Html5, javascript e Css3.

You may also like...

15 Responses

  1. Talisson disse:

    Adorei…

  2. Karllinha disse:

    Muito bom já vou Retuitar. Beijo! Ótima Matéria "como sempre"!

  3. luiggi_m disse:

    que massa!!é muito interresante!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php