Quem controla a Internet no mundo? [informações]

 
 
webdigblog line

As gigantes da Tecnologia estão na briga pela supremacia e o controle da internet!

Nesta matéria, nosso objetivo não é falar sobre o ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) que administra a Rede e administra também os nomes de domínios, mas esclarecer quem controla a internet no mundo!

E quando falamos de controle, logo lembramos da União Internacional de Telecomunicações - ITU na sigla em inglês - que estará realizando sua primeira conferência mundial em 14 anos em Dubai, no próximo mês de dezembro.

ITU Controle Internet

Você já percebeu que onde quer que você esteja no mundo, cada tecla do telefone tem a mesma aparência? Ou se perguntou por que os satélites não colidem uns com os outro no espaço?

Ou por que se você disca 64 para a Nova Zelândia, e 65 para Cingapura? Estas são algumas das realizações essenciais da União Internacional de Telecomunicações, uma agência da ONU.

No entanto, à medida em que se prepara para a sua primeira conferência global em 14 anos, a ITU se viu sob ataque sem precedentes pelas poderosas empresas de tecnologia dos EUA, o que inclui a Google Inc.

Pelas novas propostas da ITU estas empresas de internet pagariam pesadas taxas para as companhias locais de telecomunicações, pelo tráfego gerado pela internet.

A conferência da UIT em Dubai

Quando os 193 países membros da UIT se reunirem em Dubai, uma questão será levantada, a Rússia e a China têm sido explícitas em seu objetivo de tomar o controle da internet dos EUA, já os países em desenvolvimento sentem uma hegemonia tecnológica ocidental limitando suas oportunidades econômicas.

A população mundial da internet deve alcançar 3,4 bilhões de usuários até 2016.

“Quando uma invenção se torna utilizada por bilhões de pessoas em todo o mundo, já não é propriedade exclusiva de um país, por mais poderoso que a nação venha ser deve haver um mecanismo em que muitos países tenham uma oportunidade de desenvolver-se”.

Quem controla a Internet?

As poderosas empresas americanas – incluindo Google, Microsoft, Cisco, AT & T e Comcast, não querem nem de longe pensar em perder o controle da internet, e com a proposta da UIT, estas empresas pagariam pelo volume de tráfego que recebessem de todo o mundo.

the-internet-map

Ampliar | Mapa da Internet | http://internet-map.net/

 Se por um lado a Google tem levantado a bandeira de uma internet livre, livre expressão e anti-censura, a proposta seria catastrófica para seus negócios, e sabemos que tudo não passa de bussiness.

Por outro a administração e organização da internet no mundo tem sido dominada por os EUA desde Arpanet, a precursora da internet moderna, quando foi estabelecida entre quatro universidades norte-americanas, em 1969, e outras autoridades doa EUA.

Recentemente uma série de ataques cybernéticos foram atribuidos aos EUA com a criação do vírus Stuxnet;

O maior ponto da discórdia é que a ICANN, que supervisiona a gestão de endereços da internet, defende a zona de raiz como se proprietária dos EUA fosse, me lembra o caso que saiu na BBC de londres sobre as chaves de segurança da internet.

E a cada dia, um maior número de países o que inclui o Brasil, exigem a criação de uma nova autoridade internacional, que se encarregue de garantir uma gestão independente da Internet. E cada vez são mais os cidadãos do mundo que apóiam essa nova exigência democrática por uma internet livre e sem censura!

E você o que acha que deve ser feito?

Jefferson Meneses

Jefferson Meneses, é Designer e Editor-Chefe do Webdigblog. Programador web, e nas horas vagas blogueiro, é Geek de carteirinha e costuma brincar com Html5, javascript e Css3.

You may also like...

4 Responses

  1. Jorge Siqueira disse:

    Tenho a impressão que tudo está caminhando exatamente para uma Nova Ordem Mundial . The String Pullers – Ep.2: A New World Order, The Illuminati of Bavaria

  2. karlla_leite disse:

    Quem controla a internet? Informações úteis não sabia que o poder estava nas mãos dos EUA, Stuxnet etc….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php