
- Tecnologia
- Design
- Inteligência Artificial
- Engenharia Mecânica
iCub, um bebê robô de verdade
A tentativa de produzir robôs com a aparência humana, tem sido caso de estudo por diversos cientistas e engenheiros ao longo do tempo.
Vários filmes já foram produzidos em hollywood estrelando máquinas que convivem com humanos como no caso de o Homem Bicentenário com Robin Williams, onde uma família estadunidense compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew programado com as Três Leis da Robótica, para realizar tarefas domésticas simples.
Entretanto, aos poucos o robô vai apresentando traços característicos de um ser humano, como curiosidade, inteligência,emoções e personalidade própria.
iCub [Não é um produto da Apple!]
No caso do robô bebê, o iCub não foi feito para apavorar. De acordo com os seus desenvolvedores, o robô deve funcionar para entender como é realizado o processo de aprendizado humano. O audacioso projeto prevê uma máquina capaz de aprender da mesma forma que uma criança conseguiria, e acumular conhecimento ao longo do tempo.
Confira abaixo um vídeo de apresentação do protótipo, desenvolvendo habilidades próprias.
A imitação da Vida Humana
No campo da robótica, o desenvolvimento de membros mecânicos, para pessoas que tiveram algum membro amputado já não é mais uma novidade, temos até robôs-cirurgiões com precisão milimétrica em microcirurgias.
Até o momento em que a robótica esteja sendo usada para salvar vidas, tudo bem, mas assim como em filmes que assistimos, os robôs mais recentes não são criados exclusivamente para auxiliar nas atividades humanas, mas também são programados com a finalidade de imitar a “própria vida humana”.
Deixe sua opinião, o que você espera para o futuro com a robótica sendo integrada a nossas vidas pouco a pouco!
Com informações da iCube.org