Quais as diferenças entre os modelos de iPad 2 para as operadoras Verizon e AT&T? Qual funciona no Brasil? O que devo verificar antes? Compra de iPad 2 com conexão 3G no exterior exige cuidado na escolha de modelo que funcione no Brasil.

Muitos usuários do iPad vêem na possibilidade de comprar o aparelho nos EUA a melhor opção, ou as vezes um amigo ou parente viaja e resolve trazer um iPad 2 Wi-Fi+3G para você.
Mas qual iPad você deve comprar? O da Verizon ou da AT&T ?
Acontece que o iPad 2 com 3G tem duas versões: Uma para a rede da AT&T e outra para a rede da Verizon nos EUA. E o pior, é que o iPad 2 de uma operadora não funciona na rede da outra, há um informativo no próprio site da Apple sobre o assunto:
Apple Store, os preços são iguais mas há diferenças na conectividade.
No Brasil, todas as operadores possuem redes GSM que opera nas faixas de 400, 450, 850, 900, 1800 e 1900 MHz. Uma boa dica para quem quer um iPad 2 Wi-Fi+3G é sempre pedir ao atendente na loja do exterior um modelo que funcione nas redes com tecnologia GSM.
A atenção deve ser redobrada ao se comprar por meio de lojas virtuais. Vale a pena checar a operadora e a tecnologia do tablet.
A Apple entrou em acordo com a operadora Verizon, que detém a rede CDMA nos EUA, – Redes CDMA são redes onde não há chip - como na GSM. O aparelho é ativado com o número através do sistema da operadora. No Brasil, a Embratel usa CDMA para telefones fixos e a Vivo oferece o serviço em algumas cidades.
Aparelhos CDMA operam nas freqüências de 850 e 1900 MHz, uma outra diferença entre CDMA e GSM, é que na CDMA não há tráfego de dados e voz ao mesmo tempo, ou seja você não pode falar com alguém enquanto acessa a internet.
Utilizando o
Jailbreak, o iPad da AT&T deve funcionar normalmente nas redes brasileiras sem maiores problemas, já que as operadoras que atuam na rede GSM oferecem o 3G com maior cobertura. A operadora móvel Vivo oferece a rede CDMA somente em algumas cidades, então, não seria uma boa opção.
Em resumo:
Nos Estados Unidos, as lojas vendem o iPad 2 com 3G por meio de duas operadoras: a Verizon e a AT&T, mas o cliente que deseja usar o tablet com conexão 3G no Brasil precisa ficar atento porque apenas o iPad 2 Wi-Fi (conexão sem fio) + 3G (banda larga móvel) da AT&T funciona no Brasil.
Isso acontece porque o modelo Wi-Fi+3G da AT&T é baseado em uma tecnologia chamada GSM, que é a mais usada pelas operadoras brasileiras.
Já o iPad 2 Wi-Fi+3G da Verizon não vem com o espaço para o usuário colocar o chip 3G de uma operadora brasileira. A Verizon usa o sistema CDMA, que caiu em desuso pelas operadoras do Brasil.
Receba os posts da webdig por feed ou email



iPhone 4S vendido no Brasil, mais caro!
Apple libera iOS 4.3.5 para iPads e iPhones e iPods touch

[...] Veja o artigo: Vai comprar um iPad nos EUA? Atenção as redes da Verizon CDMA e AT&T GSM [...]