10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo]

 
 
webdigblog line

Antes de falar sobre a evolução dos tablets, precisamos saber que o computador nasceu no final da década de 70 e ele ocupava prédios inteiros, mas graças a Steve Jobs e Steve Wozniak, não demorou muito para que pouco tempo depois o primeiro “computador pessoal” chegasse ao mercado.

Na época foi uma revolução que mudou a história, e olha que naquele tempo a mobilidade já era um sonho de consumo de todo mundo.

comparisontablets 10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo]Tablets

A partir de entãolink2 10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo] a morte do computador pessoal, já estava anunciada, os Smartphones, notebooks, e tablets estavam para chegar, e tudo foi acontecendo muito mais rápido do que as pessoas esperavam.

Foi em 27/01/2010 que a Apple reinventou o tablet lançando o primeiro iPad, em um mercado até então “sem concorrência”.

A tecnologia sozinha não é o bastante, é a tecnologia casada com as artes, as ciências humanas que nos dá o resultado que alegra nossos corações. E em nenhuma área isso é mais verdade que na dos dispositivos Pós-PC.Steve Jobs

1-Apple Graphics Tablet 1979

apple graphics 10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo]

Talvez o primeiro conceito do que é hoje o iPad, a Apple já trabalhava duro para alcançar o sucesso conquistado hoje.

2-O início de tudo: Dynabook

alan kay and the prototype of dynabook 10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo]Alan Kay

Mas foi Alan Kay, cientista da computação norte-americano, o primeiro a propor a ideia de um computador em formato tablet. Pioneiro em áreas como interfaces gráficas e programação, em 1968, descreveu o conceito do Dynabook, um “computador pessoal para crianças de todas as idades”.

3-Bashful – “O anão Dengoso da Apple

bashfull 10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo]

Em 1983, a Apple contratou uma empresa chamada Frog Design para dar vida ao conceito de um tablet computer. O protótipo foi apelidado de “Bashful” (“Dengoso”), em referência ao projeto Snow White (“Branca de Neve”), uma nova identidade visual que estava sendo desenvolvida para os produtos da Apple e que chegou ao mercado em 1984 com o Apple IIc.

4-GRiDpad Pen Computer

1989 GRiD GRIDPAD 10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo]

O primeiro “tablet” como atualmente conhecemos a chegar ao mercado foi o GRiDpad Pen Computer, da norte-americana GRiD Systems em 1989, uma empresa pioneira que também foi responsável pelo primeiro “laptop” como o conhecemos, o GRiD Compass, de 1982, ele pesava 2kg.

5-O conceito da “Knight Ridder”

newspaper tablet paleo future paleofuture 10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo]

No vídeo da Knight-Ridder, produzido em 1994, um dos autores do vídeo, o visionário Roger Fidler, explica como o conceito de tablet que criou funciona. E perceba como a ideia é muito semelhante com o que a gente considera ser um tablet hoje em dia.

httpv://www.youtube.com/watch?v=JBEtPQDQNcI

6- O Tablet PC da Microsoft

tablet pc1 10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo]

Em 2001, a Microsoft tentou emplacar a ideia dos “Tablet PC”, portáteis equipados com telas sensíveis ao toque que rodavam uma versão modificada do Windows XP, preparada para operação via caneta e com alguns utilitários extras como ferramentas de reconhecimento de escrita.

O Tablet PC não era um produto, mas sim um conceito, ao qual vários fabricantes aderiram.

7-Origami

origami 10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo]

O “Origami”, anunciado no início de 2006, foi uma evolução da ideia do Tablet PC, só que mais portáteis e em um formato menor. Eram PCs com baixo poder de processamento (e baixo consumo de energia) equipados com uma tela de 7 polegadas (geralmente sensível ao toque), rodando o Windows XP.

icon eek 10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo] Nokia 770

nokia770 10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo]Lançado em 2005, o “Nokia 770” nada tem a ver com os celulares pelos quais a empresa é conhecida, apesar do nome. É um tablet para acesso à internet equipado com uma tela de 4.1 polegadas e um sistema operacional baseado em Linux batizado de “Maemo”.

Foi feito para navegar na web, ler e-mail, tocar música e exibir imagens e e-Books, e nunca foi comercializado em massa.

9-Modbook: o primeiro Mac tablet

modbook 10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo]
O primeiro Mac “tablet” não foi produzido pela Apple. Criado pela Axiotron o Modbook era, como diz o nome, uma “modificação” dos notebooks PowerBook G4. A empresa comprava os notebooks da Apple, desmontava e remontava os componentes em um novo chassis, eliminando o teclado e adicionando uma tela sensível ao toque (com caneta) sobre o painel LCD.

10- O iPad da Apple

ipad apple 10 tentativas, na linha do tempo, a evolução dos Tablets! [fotos e vídeo]Após meses de boatos e especulações, apresentado como mágico e revolucionário, a Apple anunciou oficialmente, a chegada do iPad, seu primeiro computador em formato de prancheta digital, ao mercado em janeiro de 2010.

Durante um evento realizado em São Francisco, nos EUA, o fundador e então presidente da companhia, Steve Jobs, apresentou o produto – que une computador, videogame, leitor de músicas e vídeo além de leitor de livro digital.

Vamos agora a um criativo vídeo [Motorola]

httpv://www.youtube.com/watch?v=quI2I8wLPdc

Jefferson Meneses

Jefferson Meneses, é Designer e Editor-Chefe do Webdigblog. Programador web, e nas horas vagas blogueiro, é Geek de carteirinha e costuma brincar com Html5, javascript e Css3.

5 Responses

  1. Marcio Lins disse:

    Desculpa ja achei, parabens Jeferson

  2. Marcio Lins disse:

    Precisaria do nome do autor e do ano para um trabalho academico alguem sabe

  3. Karlla Leite disse:

    Ótima matéria, deveria estar nas Especiais !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php