Você conheçe a BitCoin ? Quais as vantagens e desvantagens da moeda virtual

 
 
webdigblog line

A Bitcoin, uma moeda digital diferentemente das moedas convencionais, foi criada em 2009 por Satoshi Nakamoto, e passou a ser bastante comentada. Mas, você sabe exatamente como essa moeda do mundo virtual funciona no mundo real?

bit coin Você conheçe a BitCoin ? Quais as vantagens e desvantagens da moeda virtual

Diferentemente das moedas convencionais, a Bitcoin não precisa de nenhum emissor centralizado, pois ela se baseia no conceito peer-to-peer, ou seja, qualquer um pode gerar o “dinheiro“.

Nos Estados Unidos, já é possível comprar produtos que vão desde: Eletrônicos, games, roupas, acessórios e até comida com moeda virtual. Além disso, algumas empresas têm remunerado freelancers com a moeda e outras pessoas têm vendido bens, como carros usados e computadores, em Bitcoins.

Minerando Bitcoins

A pessoa precisa se registrar no site www.bitcoin.org, receber uma identificação, e começar o processo de geração das moedas, apelidado de “mineração“. A rede Bitcoin cria e distribui um lote de novas Bitcoins aleatoriamente entre os usuários que estão rodando o programa.

A quantidade de Bitcoin geradas em um lote, no entanto, nunca passa de 50. “Para conseguir ganhar um lote é necessário muito investimento em hardware.

bitcoin window Você conheçe a BitCoin ? Quais as vantagens e desvantagens da moeda virtual

Lojas já aceitam a moeda virtual

Com as Bitcoins nas “mãos“, as moedas podem ser salvas em forma de arquivo, que funcionam como uma carteira virtual. As transações, então, acontecem via internet entre qualquer pessoa que tenha um endereço de Bitcoin.

No entanto, se você se animou com a ideia, é importante saber que os criadores da moeda estipularam um valor máximo de 21 milhões de Bitcoins a serem geradas no mundo para que não existam chances de um espiral inflacionário.

Até hoje, já foram geradas cerca de 8 milhões de Bitcoins.

Vantagens e Desvantagens

De acordo com Donald Normand, co-fundador da Bitcoin, como trata-se de um commodity digital não-centralizado, a Bitcoin não poder manipulada ou corrompida, pois opera com base em leis matemáticas.

Além disso, Donald conta que as transações de Bitcoin são mais transparentes, uma vez que elas são registradas e podem ser rastreadas.

Por outro lado, como a moeda não tem lastro – não se baseia em algo como ouro ou o Banco Central – nada garante o valor da Bitcoin. Assim, a moeda flutua nas leis da oferta e demanda.

Ou seja, nada garante que a Bitcoin realmente valha algum dinheiro a não ser a confiança das pessoas.

Outro ponto que merece atenção é a segurança. Recentemente, a MT Gox sofreu um ataque no sistema que causou bastante prejuízo. Depois que informações vazaram, o preço do Bitcoin despencou, e chegou a zerar!

Para quem se interessou em adquirir Bitcoins, pode começar a comprar a moeda em Reais por meio do link2 Você conheçe a BitCoin ? Quais as vantagens e desvantagens da moeda virtual Mercado Bitcoin. O site vai liberar o cadastro de usuários a partir daí, será possível comprar e vender Bitcoins em reais por meio de boleto bancário e transferência de bancos como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil.

Vamos a um vídeo explicativo em inglês.

Redacao webdig

Perfil da Redação, webdigblog: Um blog sobre tecnologia que acompanha o crescimento das redes sociais.

You may also like...

2 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php