Como criar um pen drive bootável com o OS Windows

 
 
webdigblog line
winlive usb 300x204 Como criar um pen drive bootável com o OS Windows

Reprodução

Muita gente vem pedindo pra gente algumas dicas de como fazer um pen drive bootável com sistema windows.

Alguns porque usam netbooks que não possuem drive de CD/DVD, outros porque facilita na hora de instalar em uma manutenção…

Pois bem então prestem atenção, os comandos utilizados não são muitos, mas devem ser seguidos corretamente se não, não funciona.

Vamos começar pelo Windows XP, depois seguiremos com o Windows Vista ou Windows 7.

Windows XP

No windows XP, é um pouco mais complicado demorado do que nos demais, mas vamos lá… Você precisa de um pen drive de pelo menos 1Gb para criá-lo, o segredo está no freeware PE Builder ou BartPE, você pode baixar no site da Abril link Como criar um pen drive bootável com o OS Windowswww.info.abril.com.br/download/3686.shtml

Dica: Se você utilizar a versão flashboot-2.0 basta seguir alguns passos, você pode até dispensar o uso do “Builder ou BartPE” link logo abaixo!!

Depois de baixar e descompactar o BartPE, abra o Windows Explorer e localize o arquivo pebuilder.exe dentro do diretório do programa, que “não cria os atalhos automaticamente”, e dê um duplo clique nesse arquivo para rodar o programa.

Agora coloque o CD original do Windows XP no drive, na tela do Bart PE, indique a localização do CD no campo Path to Windows Installation File.

Marque a opção Create ISO Image e digite um nome para o arquivo que será gerado no campo logo abaixo, depois clique no botão Build e aguarde até que o processo de cópia termine. O arquivo ISO que contém a imagem terá cerca de 160 MB, contendo os componentes mínimos necessários do Windows XP e algumas ferramentas de diagnóstico e reparo.

Agora como as imagens ISO geralmente são usadas para queimar CDs ou DVDs, será necessário um programa específico para gravar os arquivos no pen drive. Recomendo o FlashBoot, que também está disponível no site da Abril, link Como criar um pen drive bootável com o OS Windowswww.info.abril.com.br/download/4297.shtml .

Depois de baixar e instalar o programa, na tela inicial, clique em Next. Em seguida, você deve escolher o tipo de disco que vai criar, marque a primeira opção, Convert BartPE Bootable Disk to Bootable Flash Disk.

Clique no botão Next, na próxima tela, informe a localização do arquivo ISO que você criou com o BartPE. Antes de prosseguir com a configuração, acople o pen drive a alguma porta USB do PC. No passo seguinte, indique a unidade correspondente a ele para a gravação da imagem.

Avance e escolha o tipo de particionamento USB-HDD. Clique em Finish para iniciar a gravação. Se não ocorrer nenhum erro, o seu pen drive já estará pronto quando a operação terminar, finalizado vamos ao PC que você quer dar o boot.

Importante!

Nem todos os computadores são capazes de dar a partida por dispositivos USB. Para verificar isso, você deve entrar no sistema de configuração da BIOS, procure pelo item referente ao boot.

Nele, verifique se há alguma opção de boot chamada USB-HDD ou algo semelhante. Se houver, selecione-a e salve as configurações. Conecte, então, o pen drive e reinicie o PC.

Em alguns casos, nem todas as portas USB existentes irão servir para essa tarefa. Se algo der errado, tente mudar de entrada. Para ter certeza do funcionamento, só mesmo testando.

Ao fazer o boot pelo pen drive, surgirá a mensagem “Starting BartPE” e uma barra de progresso enquanto o sistema é carregado. Não se assuste, o processo é um pouco lento mesmo. Uma versão light do Windows XP, com um desktop limpo e papel de parede com o logotipo do Bart PE, entra em ação. A primeira tela que irá surgir será a da configuração da rede TCP/IP.

Nela, indique as opções adequadas à sua rede e, quando terminar, clique em OK. Finalizada essa operação, o micro já deve ser capaz de se comunicar pela rede.

No canto inferior esquerdo da tela, fica o menu Go, que mostra o caminho para uma série de utilitários e ferramentas de diagnóstico. Agora, o trabalho é tentar consertar o estrago no HD ou salvar os arquivos do usuário, que podem ser mandados pela rede ou mesmo copiados para o pen drive.

Windows Vista ou Windows 7

Windows 7 300x223 Como criar um pen drive bootável com o OS Windows

Reprodução

Bom agora vamos ao Windows 7 ou Vista (…), coloque o pen drive, (ele será formatado), recomendo para o DVD do Vista ou 7 um pen drive de 4 GB.

Será necessário rodar o prompt de comando como “administrador”, para ter acesso ao dispositivo e ferramentas de formatação. Para isso, clique com o botão direito no menu do prompt de comando e escolha “Executar como administrador”.

No prompt, inicialize o diskpart:

Comando: diskpart

No prompt, do DISKPART> digite: list disk

Tecle enter após os comandos em em cada linha, ele vai mostrar os discos, status, e tamanho. Identifique o seu pen drive pelo número: Disco 0, Disco 1, Disco 2, Disco 3, etc.

Para saber qual é seu pen drive, observe a capacidade, já que seu HD deverá ser bem maior. Se estiver em dúvida, rode o comando com e sem o pen drive plugado para ver o que muda.

Agora selecione o disco, digitando: select disk x

(* onde x deve ser o número do seu pen driver no sistema!)

Cuidado para não digitar o número errado, senão você excluirá os dados de algum dos seus discos rígidos.

Agora rode estes comandos, dando enter após cada linha:

  • clean
  • create partition primary
  • select partition 1
  • active
  • format fs=NTFS
  • assign
  • exit

Você sairá do diskpart, agora coloque no drive de CD/DVD a mídia do Windows que você quer copiar para o pen drive, Vista ou Seven.

Ainda no prompt, alterne para a unidade do CD/DVD. Supondo que seja a unidade E:, digitaria:   e:

comando: cd e:boot

Rode o bootsect para tornar o drive bootável.

comando: bootsect /nt60 f:

Aqui F: seria a letra da unidade do pen drive, ao usar o diskpart você limpou o pen drive, criou uma partição e formatou-a em NTFS. Após ter concluído o pen drive deve ter aparecido no “Computador” do Windows Explorer.

Retire o pen drive e recoloque ele no PC, uma nova letra será atribuida a ele, agora, o pen drive já é bootável para o Windows Vista ou 7. Só que ele não tem os arquivos do sistema em si.

Próximo Passo

Copie todo o conteúdo do DVD para o pen drive, deixando os arquivos da raiz do DVD na raiz do pen drive, (não crie pasta, coloque o conteúdo na RAIZ!)

Chegamos ao fim, parabéns! Você já tem um pen drive de boot do Windows Vista ou Windows 7, e já pode dar boot com ele.

Lembre-se de selecionar no SETUP da máquina a opção de boot pela porta USB.

Gostou das dicas?

Aproveite e comente, se não der certo leia novamente o artigo, você deve ter errado algo mesmo que simples! Deu certo? Comente, siga agente no twitter, facebook etc etc…

Jefferson Meneses

Jefferson Meneses, é Designer e Editor-Chefe do Webdigblog. Programador web, e nas horas vagas blogueiro, é Geek de carteirinha e costuma brincar com Html5, javascript e Css3.

You may also like...

4 Responses

  1. luiz disse:

    Parabens, ppela dica, funcionou bem.
    obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php