Mas pra que tanta tecnologia, o que muda na prática, será que você consegue perceber a diferença entra as imagens?
Mesmo com o avanço da tecnologia digital nas telas dos cinemas, a maioria das grandes produções do cinema que você assite ainda prefere captar as imagens utilizando os filmes em película 35 mm.
Película 35mm
Acontece que nem mesmo a mais moderna das tecnologias digitais de captação de imagem consegue reproduzir com alta fidelidade de cores e qualidade de imagem como a tradicional película, especialmente em cenas noturnas e com pouca iluminação.
Primeiro vamos entender cada uma das resoluções!
HdTV
HdTV é a sigla em inglês para High-Definition Television ou Televisão de Alta Definição. Os aparelhos com esta tecnologia podem chegar a uma resolução de 720 linhas progressivas (1280 x 720 p).
Full HD
Aparelhos com Full HD chegam a resoluções maiores: 1080 linhas entrelaçadas (1920 x 1080 i) ou 1080 linhas progressivas (1920 x 1080 p).
Os canais abertos da TV digital, a TV por assinatura com decodificadores digitais, aparelhos de Blu-Ray, HD-DVD ou PlayStation 3 com Blu-Ray já são capazes de reproduzir imagens na resolução máxima.
Resolução 2K
Atualmente o Cinema Digital utiliza tecnologia para exibição de vídeos em 2k (2048×1080 p), e RED Scarlet que chega a (3072 x 1620 p), alguns modelos filmam até em 4k (4096 x 2160 p).
Resolução 4k
4K ou (Quad Full High Definition, em 3840 x 2160p) Além das câmeras RED Scarlet, a partir do momento que as transmissões em 4K estiverem disponíveis, ocorrerá a substituição da película em um futuro próximo pela base totalmente digital.
TV com resolução 4K – LG
Resolução 8K
UHDTV (Ultra High Definition Television), a resolução 8K é simplesmente 16 vezes maior do que a Full HD da sala de sua casa.
Tá, mas o que muda na prática?
Na prática, você pode ficar tranquilo com sua nova TV Full HD com 3D. Embora as novas soluções do futuro nesse mercado de HDTVs esteja crescendo rapidamente, ainda vai demorar alguns anos, para sua Tv ficar ultrapassada.
TV Full HD com 3D
Outra coisa importante a observar é o fato de que o olho humano apartir do 4k não consegue enxergar as diferenças entra as imagens, ou seja não há necessidade pelo menos para que em sua casa haja uma resolução maior que a existente no mercado.
E você o que acha das mudanças nesta tecnologia?
Receba os posts da webdig por feed ou email
