Como funciona o forno Microondas, o que não pode colocar

 
 
webdigblog line

O que pode e o que não pode por no Microondas? A história do forno microondas pode se resumir em um acaso, isso mesmo, graças ao acaso hoje podemos comer pipoca de microondas, esquentar pratos de comida, e aquecer líquidos em uma pequena caixa blindada.

Pequena hoje, pois o primeiro microondas era enorme, media cerca de 1,6 metros de altura e pesava 340 quilos.

A História do Microondas

microwave spencer Como funciona o forno Microondas, o que não pode colocar

Percy Spencer

Foi em 1945, quando o engenheiro americano Percy Spencer estava trabalhando na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas ou – magnetrons.

Quando percebeu que uma barra de chocolate em seu bolso havia derretido por causa das microondas do magnetron.

Depois disso, as pesquisas prosseguiram e a pipoca foi o primeiro alimento a ser preparado com a nova descoberta. A história conta que Spencer testou os efeitos das microondas sobre um ovo que teria explodido no rosto de um colega do engenheiro. Nascia aqui o inventor do Microondas, o senhor Percy Spencer.

Magnetron

O Magnetron, é a peça mais importante do microondas, é ele o responsável pela emissão das ondas que aquecem os alimentos, ou seja, ele transforma energia elétrica em microondas.

A vibração do magnetron, faz com que os elétrons se desloquem em um campo magnético criado por imãs, onde as ondas são deslocadas por uma espécie de túneo, que leva as microondas até a câmara onde fica o prato giratório.

Estas microondas batem nas paredes laterais do aparelho e voltam o tempo todo até tocarem nos alimentos. Como o prato gira continuamente, faz com que eles sejam aquecidos por igual.

insidemicro Como funciona o forno Microondas, o que não pode colocar

As ondas são geradas na frequência de 2,5Ghz, para serem absorvidas pelas moléculas de água, açucares e lipídeos (gordura) contidas em cada alimento, é a rápida vibração dessas moléculas causada pelas microondas que fazem os alimentos aquecerem.

Alguns cuidados com o Microondas

O corpo humano é constituído em sua grande parte por água, então devemos lembrar alguns cuidados com o forno microondas. E o mais importante é ter certeza que a radiação não está vazando, apesar do aparelho ser blindado.

radiacao Como funciona o forno Microondas, o que não pode colocarRadiação de Ondas

Você pode fazer alguns testes, por exemplo, coloque uma laranja ou uma maça, na parte de cima do forno microondas quando for utilizá-lo, faça isso colocando a fruta próxima a porta deixando ela lá por um certo tempo.

Se a fruta apresentar alterações (como por exemplo partes com aspecto queimado ou ferido) significa que seu forno microondas está vazando radiação, e está na hora de trocar.

Alimentos que não devem ir ao microondas

O uso inapropriado deste “equipamento” causa danos ireversíveis ao organismo humano. Jamais use microondas para aquecer leite, iogurtes ou outras substancia que contenham vitaminas e/ou micro-organismos vivos.

microondas bichinhos Como funciona o forno Microondas, o que não pode colocar

Alimentos para bebês, também não devem ir ao forno, pois esses organismos todos morrem ao sofrer radiação magnética de microondas.

Assim você estará dando apenas um liquido branco ou uma pasta sem valor nutricional algum ao bebê.

Recipientes fechados e ovos podem explodir dentro do forno devido à pressão do vapor.

Produtos aquecidos por muito tempo também podem pegar fogo dentro do forno. Objetos metálicos ou condutores quando aquecidos atuam como antenas, resultando em uma corrente elétrica.

Revisando

Atenção: Água pura em poucos minutos superaquece e pode causar sérias queimaduras quando entra em contato com outros alimentos ou objetos.

Explosões – Recipientes de metal ou de louça com filetes dourados ou prateados não podem ser levados ao microondas. Eles refletem as ondas e podem causar explosões.

Furos – Alimentos com pele, casca ou membrana, como tomate, batata, salsicha e ovo, por exemplo, devem ser furados com um garfo ou palito antes de serem colocados no microondas. Do contrário, podem estourar dentro do aparelho ou na hora em que forem retirados para servir.

Líquidos – Tenha cuidado ao aquecer líquidos no microondas. E isso vale para o leite! Eles podem entrar em ebulição ao serem retirados do aparelho, espirrando para fora do recipiente em que estão e causando queimaduras.

Uso liberado – Papel, papelão, vidro, cerâmica e louças sem filetes de metal, desde que fabricados para esse fim, podem ser usados sem problemas no microondas. Esses materiais permitem a passagem das ondas.

Jefferson Meneses

Jefferson Meneses, é Designer e Editor-Chefe do Webdigblog. Programador web, e nas horas vagas blogueiro, é Geek de carteirinha e costuma brincar com Html5, javascript e Css3.

You may also like...

1 Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php